segunda-feira, 28 de maio de 2012


O ÚLTIMO DEUS GREGO II



Onassis fundou, em 1957, a Olimpic Airways (hoje Olimpic Air), uma transportadora nacional. Ele usou um método que, em suas próprias palavras, era a sigla OPM (other pay money), algo como "Pague com o dinheiro dos outros". Ele contratava transporte de minério de ferro para navios que ainda não existiam e fechou vários contratos de longo prazo para transporte de petróleo em navios que não estavam construidos.

Ele fechou vários contratos com grandes companhias como Mobil, Socony e Texaco, para usarem sua frota, que operava com as bandeiras dos Estados Unidos e do Panamá.Rumava livre de impostos, com operações de baixo custo. Ele poderia recuperar o preço de um petroleiro com um contrato de seis meses. 

O resto da vida útil do navio, em torno de 20 anos, era o grande lucro (dinheiro que faz falta hoje à Grécia se ele pagasse impostos já naquela época).Onassis foi dono de uma frota de cargueiros e petroleiros que ultrapassaram 70 navios.Um terço do seu capital estava em ações realizadas de empresas nos Estados Unidos, Oriente Médio e Venezuela. Também possuia ações que assegurava o seu controle em 95 empresas nos cinco continentes.

Era dono de fábricas de processamento de ouro na Argentina e no Uruguai; uma grande parte em companhias aéreas na América do Sul e cerca de 4 milhões de dólares investidos no Brasil.Além disso, possuia empresas como a Olimpic Maritima e Turismo Olimpico; uma empresa de produtos químicos na Pérsia, e apartamentos em Paris, Montecarlo, Londres, Atenas, Acapulco, um castelo no sul da França, a Torre Olimpica (um conjunto de 52 arranha-céus em Manhattan), as ilhas Scorpio e Esparta e, finalmente, contas, depósitos e títulos em 217 bancos em todo o mundo...

(Breve, o último capítulo)

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